terça-feira, 2 de outubro de 2012

Escritor na Universidade com Leandro Leite Leocádio por Rodolfo Andrade



No dia 30 de agosto, 5ª feira, o Grupo de Escritores da UniABC-Anhanguera realizou a terceira edição do “Escritor na Universidade”. O nosso ilustre convidado foi Leandro Leite Leocádio, que veio diretamente de Paraty para um bate-papo descontraído e uma oficina de minicontos.
Leocádio, assim como Cláudio Parreira, escritor convidado do nosso 1º encontro, começou na revista Bundas – uma sátira da Época organizada por Ziraldo - em 2001. Ele nos contou algumas dos bastidores da revista e revelou também coisas de sua infância que deixaram, inclusive, esse que vos escreve, admirado. “Em vez de brincar, preferia caderno e caneta desde pequeno”. Em outro ponto da conversa acrescentou, brincando: “Disseram que escritor não ganha dinheiro no Brasil...e é verdade!” falando sobre a situação do mercado nacional.
Leandro fez faculdade de Direito, mesmo gostando de Letras. Tinha em sua mente, enquanto fazia o curso, fazer um concurso público para não passar e aí ter uma “desculpa” para fazer Letras, que sempre foi sua paixão. No fim das contas, o incrível aconteceu e ele passou no concurso, trabalhando por algum tempo na área de sua primeira graduação.
Há algum tempo lançou seu livro de contos chamado “Barro, Areia, Óleo de Baleia”. Um nome diferente, que tem seu significado na história e que ele nos explicou. Com esse livro, ganhou o Prêmio PROAC 2009.
Uma curiosidade: anos atrás, Leandro Leocádio, Cláudio Parreira e Maiaty Ferraz – coordenadora do curso de Letras da nossa universidade – se juntaram e montaram um grupo com o objetivo de espalhar arte. Esse grupo, chamado “Os Maletras” – da ideia de três malas que são das Letras – ganhou o Prêmio Funarte de Circulação Literária. Eles prometeram voltar com “Os Maletras”. E continuando nas letras... O escritor elogiou a iniciativa da Universidade de trazer escritores para mais perto dos alunos e também dos jovens que estão agora começando as carreiras, funcionando como um incentivo. “Não tive essa oportunidade”, disse.
Após o bate-papo, Leandro ministrou um Oficina de minicontos e tirou as dúvidas da galera definindo as diferenças entre microconto, miniconto, conto, crônica, novela e romance.
O Grupo de Escritores da UniABC-Anhanguera agradece a Leandro Leite Leocádio pela participação no nosso evento e abre as portas da universidade para uma futura visita. Desejamos-lhe muito sucesso em seus projetos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...