sábado, 24 de março de 2012

Conselhos Para a Velhice Iminente

Eu costumava visitar minha sogra uma vez a cada quinze dias, mesmo quando não ia junto. Acho que ele se sentia feliz quando eu fazias essas visitas, pois, creio eu, raras noras visitam suas sogras de livre e espontânea vontade. Muitas vezes, nem de má vontade...

As horas pareciam não passar durante as visitas à casa de Dona Agnes. E disso meu marido não sabia, ou sabia e nunca dizia nada.

Era sempre o mesmo ritual: antes de sair para o trabalho, eu o avisava de que iria visitar sua mãe. Ele abria um sorriso e assentia. Chegava na casa da D. Agnes, recebia um abraço tímido, respondia algumas perguntas sobre amigos e família, me sentava para o café. A excelente Agnes sabia como fazer as horas do café se arrastarem por uma eternidade. E entre um biscoito e um gole de café; ouvia atenta às mesmas queixas:

--- Não aguento mais envelhecer e ver meus filhos cada vez mais longe de mim.

Além disso, ouvia muitas sugestões do tipo:

--- Por favor, me traga netas. Já temos muitos homens na família. Homens nos abandonam.

Recebia conselhos...

--- Eu estou achando o Armandinho muito “matusquela”. Coitadinho do meu filho. Porque você não aconselha a arrumar um outro emprego?

Era sempre assim: saía da casa da minha sogra sem proferir muito mais do que quatro palavras: oi, tchau, até logo. Estava habituada a ouvir mais do que falar naquele endereço.

--- E então, como está a velha?

Sempre a mesma pergunta que sempre tinha a mesma resposta:

--- Bem. Está envelhecendo...

Certo dia, minha sogra me disse coisas diferentes das quais costumava dizer. É que me assustaram.

---O início da velhice de uma mulher é uma promoção do marido. Quando seu finado sogro foi promovido na empresa em que trabalhava, não tinha tempo para mim. Daí meus filhos achara, que era hora de arrumar uma mulher para me substituir em suas vidas. E começaram a trabalhar, daí surgiu você e a Dorinha, a Glória... fico me perguntando qual das três cuidará de mim quando nada mais me restar.

E acrescentou:

--- Quando meu marido foi promovido, passei a visitar mais a minha sogra. Ela era a companhia perfeita para o meu envelhecimento...

Aquilo ficou nos meus pensamentos. Cheguei em casa naquela tarde e enquanto fazia o jantar, percebi que meu marido estava ao telefone há mais de uma hora. Ele não havia me perguntado como tinha sido a visita. Quando finalmente desligou o telefone, veio até mim, abraçou-me, beijou-me e disse:

--- Fui promovido.

Ele continuou falando, mas o tempo para mim parou ali, naquelas duas palavras.

Daquele dia em diante, visitava Agnes diariamente. Ela nem perguntava o porque. Apenas me deixava entrar e falava, gesticulava, xingava e criticava sem parar. Já sabia porque estava me recebendo todos os dias. Meu marido se incomodou com o tempo.

--- Você já nem se importa conosco. O que você faz todos os dias com aquela velha que só sabe resmungar?

--- Estou assistindo aulas de orientação para a velhice, meu amor.

Depois disso, continuei sovando a massa do pão predileto da Dona Agnes.



Nicole Sofia Hatzis é aluna do 3NA de Letras na UniABC-Anhanguera. Carismática, inteligente e futura professora de Língua Portuguesa. 
E-mail para contato: nickdollbaby@hotmail.com
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003055011972 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...